Loader

Xarém com Conquilhas

2019-04-29
Average Member Rating

(0 / 5)

0 5 0
Rate this recipe

0people rated this recipe

Related Recipes:
  • Feijoada de Polvo à Algarvia

  • Favas à algarvia

  • Choquinhos à algarvia

  • Caracóis Algarvia

  • Arjamolho

Imprimir Receita
Xarém com Conquilhas
Xarém é o nome árabe destas papas, prato muito tradicional de Vila Real e Tavaira. Embora o milho para o xarém se encontre já comercializado, é mais apreciado o milho moído em casa, porque o que o torna particular é ser mal moído (trituram-se os grãos na molineta, a mó natural herdada dos Romanos). Segundo Maria de Lourdes Modesto, em Faro substituem as conquilhas por amêijoas e dão-lhe o nome de Baile de Roda com Castanholas. Há um ditado popular que diz que "Um Olhanense passava / Muito bem para onde fosse / Com um prato de xarém / E uma batatinha doce.
Refeição Marisco
Doses
Refeição Marisco
Doses
Instruções de preparação
  1. Põem-se as conquilhas de molho em água e sal para largarem a areia. Leva-se ao lume uma panela com 3 litros de água temperada com sal. Assim que a água estiver morna, começa a deitar-se o milho em chuva (este milho foi moído na atafona, que é o nome que no Algarve se dá à mó, e peneirado). À medida que se vai juntando o milho, vai-se mexendo sempre com uma colher de pau.
  2. Entretanto, corta-se o toucinho em bocadinhos e frita-se. Deita-se dentro do milho que está a cozer. Quando o milho fizer barrigas de velha (bolhas a rebentar), juntam-se-lhes as conquilhas que abrirão dentro do milho. Quando as papas estiverem com a consistência desejada, adiciona-se a banha. Deixa-se ferver um pouco mais e ferve-se imediatamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *