Loader

Sopa da Pedra

2019-04-17
Average Member Rating

(1 / 5)

1 5 1
Rate this recipe

1people rated this recipe

Related Recipes:
  • Tigelada de Abrantes

Imprimir Receita
Sopa da Pedra
Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa... A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa, como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior... Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa. Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte!
Tempo Preparação 60
Doses
Tempo Preparação 60
Doses
Instruções de preparação
  1. Preparação:
  2. Ponha o feijão a demolhar de um dia para o outro. De véspera, escalde e raspe a orelha de porco de modo a ficar bem limpa.
  3. No próprio dia, leve o feijão a cozer em água, juntamente com a orelha, os enchidos, o toucinho, as cebolas, os dentes de alho e o louro. Tempere de sal e pimenta. Junte mais água, se for necessário. Quando as carnes e os enchidos estiverem cozidos, tire-os do lume e corte-os em bocados.
  4. Junte, então, à panela as batatas, cortadas em cubinhos e os coentros bem picados.
  5. Deixe ferver lentamente até a batata estar cozida. Tire a panela do lume e introduza as carnes previamente cortadas.
  6. No fundo da terrina onde vai servir a sopa coloque uma pedra bem lavada.
Recipe Notes

Disponibilizamos nesta página, em baixo, a receita mais usual desta famosa Sopa. Pode ainda aqui fazer download da receita oficial do livro da confraria gastronómica de Almeirim, que poderá imprimir para adicionar ao seu livro de receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *