Loader

Pudim Abade de Priscos

2019-04-26
Average Member Rating

(0 / 5)

0 5 0
Rate this recipe

0people rated this recipe

Related Recipes:
  • Caldo de feijão vermelho

  • Beijinhos de amor

  • Pão de ló de Margaride

  • Basulaque

  • Lampreia à moda de entre-os-rios

Imprimir Receita
Pudim Abade de Priscos
Pudim Abade de Priscos - Entre Douro e Minho O Pudim Abade de Priscos é um pudim típico de Braga, uma das poucas receitas conhecidas da autoria do padre Manuel José Machado Rebelo, o famoso Abade de Priscos. Este cozinheiro rústico português. O pudim ficou conhecido quando o director do Magistério Primário feminino de Braga, Pereira Júnior, pediu ao Abade de Priscos receitas para ensinar no magistério. Ele cedeu-a mas deixou o alerta: "a receita é só o princípio... As mãos, o olfacto, o paladar do verdadeiro cozinheiro fazem o principal.
Instruções de preparação
  1. 1. Misturam-se 500gr de açúcar em meio litro de agua e junta-se a casca de limão raspada q.b., canela e o toucinho (uma fatia de toucinho não excessivamente gorduroso).
  2. 2. Leva-se ao lume e quando estiver em ponte de espadana, passa-se a calda por um passador de rede vazando para uma tigela onde já estão as gemas e o vinho do Porto, ligeiramente batidos.
  3. 3. Com o açúcar em caramelo, barra-se a forma de metal onde se vai levar a cozer em banho-maria em forno muito quente, durante cerca de 40 minutos.
  4. 4. Tem-se o cuidado de só se desenformar quando estiver morno (mais para o frio), para que este não se desmanche.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *