Polvo Assado no Forno

Imprimir Receita
Polvo Assado no Forno - Açores
Nos Açores as receitas de polvo abundam por todo o Arquipélago. Apesar de alguns açorianos dizerem que o polvo assado no forno não é das receitas mais tradicionais, foi a seleccionada para representar o arquipélago. Segundo informação da organização das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa o polvo assado no forno é confeccionado em todas as ilhas de um modo geral, mas é no Concelho de Ponta Delgada que, nas décadas de 1950 e 1960, atingiu o estatuto de "marca" em duas emblemáticas e distintas, casas de pasto, uma situada na Freguesia da Relva, e outra na Freguesia dos Mosteiros..
Instruções de preparação
  1. Amanhe o polvo e lave-o muito bem. Depois de sovado, volte a lavá-lo e separe-lhe os tentáculos inteiros. Num tacho, leve ao lume a refogar o azeite, a cebola e os alhos picados, vá mexendo uma vez por outra e, quando começarem a alourar, junte o colorau, mexa, rapidamente adicione a água e o vinho e a malagueta, junte-lhe o polvo aos raios se forem grandes. Deixe cozer o polvo quando vir que está cozido junte as batatas inteiras com um golpe e deixe coser. Mexa sempre para não pegar no fundo do tacho.
  2. Quando vir que as batatas estão ao seu gosto, retire do lume e deito num tabuleiro que possa ir ao forno. Deite a margarina no tabuleiro por cima do polvo. Vai ao forno para alourar o polvo e as batatas. Sirva acompanhado de fatias de pão caseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *